A verdade histórica nada tem a ver com cemiterios ni "rituais espirituais"

Queremos preservar a Verdade histórica da Fundação de nossa cidade. Que não venham inventar outras "historias". A região de Ribeirão Pires chamou-se inicialmente Caaguassu (mata virgem). O ouro trouxe muita gente para a Serra do Mourão. Se tinha muito relacionamento com os moradores de São Miguel (Paulista), Itaquaquecetuba (Nossa Senhora d´Ajuda) e Mogi das Cruzes. Foi em 1714 que o Capitão Mor Antônio Correia de Lemos construiu a Capela de Nossa Senhora do Pilar. O lugar tomou o nome de Pilar (Bairro Pilar Velho), e depois, por causa da familia Pires os novos proprietários das terras, passou a chamar-se Ribeirão Pires. Com a nova migração italiana e a construção da ferrovia, os moradores trasladaram suas residências ao atual centro, onde se levantou a Matriz de São José.

A Capela do Pilar, no Bairro do Pilar Velho, em Ribeirão Pires

A Capela do Pilar em Ribeirão Pires
 
Na próxima primeira Quarta-Feira do mês de maio, no dia primeiro, festividade religiosa de Sao Jose, a Estância Turística de Ribeirão Pires – região do Grande ABC – esta celebrando o feriado de Nossa Senhora do Pilar, em cuja Capela teve inicio a fundação da cidade.
 
A história da cidade se remonta ao século XVII. Em 1677, devido a descobertas de lavras de ouro na região, o capitão-mor Antônio Correia de Lemos foi nomeado para a sua administração, fixando residência no atual bairro do Pilar Velho. No ano de 1714, constrói a Igreja de Nossa Senhora do Pilar.
 
O chamado Bairro do Pilar, compreendia as áreas atuais de Ribeirão Pires e Mauá.
 
Nessa época o território fazia parte de Santo André da Borda do Campo, e chamava-se Caguaçu, que significa "mata grande" ou "mata virgem" na linguagem dos índios Tupi Guarani, que por lá transitavam.
 
Sendo uma área tida como de passagem entre Mogi das Cruzes e São Bernardo do Campo muitas famílias foram se estabelecendo nas proximidades da Igreja Nossa Senhora do Pilar, segundo os registros conservados.
 
A construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway em 1885 para o transporte do Café do interior paulista até o Porto de Santos atraem mais moradores para as proximidades da mesma.
 
A separação da Igreja e do Estado ocorrida apos a instalação do regime republicano fez mudar o nome da cidade por causa dum ribeirão que passava pela fazenda da família Pires: o novo nome adaptado é: Ribeirão Pires. A família do mestre de campo Antônio Pires de Ávila, que chegou a localidade em 1716 deu nome à região.
 
A chegada dos colonos italianos em 1887 influi na demarcação do atual centro da cidade. A igreja de São José, dedicada ao Padroeiro da cidade, teve a sua primeira planta desenhada em 1895.
 
A emancipação do município foi a 19 de março de 1954, com uma população de 15 mil habitantes.
 
No ano de 2008 a Prefeitura da Estância Turística restaurou o telhado da Capela do Pilar. As festas darão inicio às 10:00 horas da manhã com a Missa na Capela, celebrada pelo Pároco de Santa Luzia, Padre José Silva. Às 15:00 horas haverá Procissão com a histórica Imagem de Nossa Senhora do Pilar e Missa Campal. As comemorações prosseguem até o domingo seguinte.

Niciun comentariu:

Trimiteți un comentariu